Sísifo Feliz

“Deixo Sísifo na base da montanha! As pessoas sempre reencontram seu fardo. Mas Sísifo ensina a fidelidade superior que
nega os deuses e ergue as rochas. Também ele acha que está tudo bem. Esse universo, doravante sem dono, não lhe parece
estéril nem fútil. Cada grão dessa pedra, cada fragmento mineral dessa montanha cheia de noite forma por si só um mundo.
A própria luta para chegar ao cume basta para encher o coração de um homem. É preciso imaginar Sísifo feliz”.

(Albert Camus – O Mito de Sísifo)

Para ler, ouvir e sentir ao som de “Luz  Negra” de Nelson Cavaquinho.

Ó, Sísifo!

Meu amigo e meu irmão
Meu eu e meu outro.
Sentido existe, que não o absurdo?
Existência existe, que não essa?

Berram os animais
Cantam os rios
Assobiam as plantas
E o homem?

O homem chora.
Chora e silencia.

Sua pedra é seu fardo
e também seu combustível.

Seu suor é seu desgaste
e também sua recompensa.

Sua vida é condenada
e por isso mesmo flerta com a liberdade.

Ó, Sísifo, meu caro!

Diga como consegues
que eu também estou tentando.

Diga o que não se diz
que eu ouço e digo: sou feliz!

Rogério Arantes 

3 pensamentos sobre “Sísifo Feliz

  1. Emerson disse:

    É é a ponte que estamos sempre passando se focamos no ato de podermos passar estamos felizes, se estamos focando no fim do caminho estamos sujeito a frustrações. Acho que é isso.

  2. Maria Eugênia disse:

    Terminei esse livro semana passada, fiquei esperando terminar pra vir comentar. Antes de ler já tinha gostado, e agora gostei de novo!

    Apesar de saber que eu não sou lá das mais otimistas, seu Sísifo Feliz me agradou!

  3. Nis Evangelista disse:

    Um Sísifo feliz, quem diria?

Deixe um comentário

