Le Rouge et Le Noir #13

Hoje é dia do primeiro post da série Le Rouge et Le Noir do ano. E é também dia da estreia do Flamengo na Copa Libertadores 2012. Como conquistou a vaga através da quarta posição no Brasileirão do ano, o Flamengo, diferentemente do atual campeão da Libertadores Santos, do Corinthians, do Vasco e do Fluminense e a exemplo do Internacional, tem que disputar a chamada Pré-Libertadores, para só então entrar de fato na fase de grupos da maior competição de clubes da América.

Só que desde a conquista dessa vaga no Brasileirão do ano passado muita, mas muita coisa já aconteceu com o Flamengo e a maioria dessas coisas não foi nada interessante para o rubro-negro. Por mais estranho que isso possa parecer, o que mais se falou nessa pré-temporada foi crise. Salários atrasados, polêmicas de jogadores, treinador e comissão técnica, etc.. pra completar o Flamengo perdeu dois de seus principais jogadores da temporada passada: Alex Silva foi o primeiro, ele até jogou os dois amistosos de preparação que o Flamengo realizou, contra Londrina e Corinthians, em Londrina, mas depois, quando o time viajou para a Bolívia para já ir se preparando para o confronto de hoje contra o Real Potosí ele simplesmente preferiu não viajar. O jogador não joga mais pelo Flamengo, deve ser emprestado ou vendido. A outra saída foi de Thiago Neves. O meio-campista, que talvez tenha sido o principal jogador do Flamengo na temporada passada protagonizou talvez a maior das “novelas” desse chato período de contratações e acabou acertando com seu ex-time, o Fluminense.

Foi com esse cenário nada agradável que o Flamengo fez sua estreia no ano, no último sábado, pelo Campeonato Carioca. Mas foi justamente aí que as coisas parecer ter começado a mudar e a mudar pra melhor. O Flamengo atropelou o modesto Bonsucesso por 4 x 0, jogando com uma esquipe B, que contava com 7 jogadores da base entre os titulares, o time jogou bem e, por mais modesto que seja o Bonsucesso, mostrou que tem jogadores ali que podem ser de muita ajuda para a equipe A, o time titular. A valorização e as oportunidades para a base são muito bem vistas por mim e acredito que por boa parte da torcida do Flamengo também, essa geração foi campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano passado e conta com jogadores que tem tudo para ficarem marcados na história do clube, cito, como exemplo Luiz Antônio, Negueba, Adryan…

Hoje, agora pouco, outra notícia interessante: a volta de Vagner Love está concretizada. O “artilheiro do amor” retorna à Gávea depois de uma passagem rápida no primeiro semestre de 2010, onde não conquistou nenhum título, é verdade, mas onde marcou muitos gols. Além dele, o Flamengo acertou também com o zagueiro chileno Marcos González, ex-La U, que chega para preencher a lacuna deixada por Alex Silva.

Quer dizer, depois de um começo de temporada que parecia catastrófico, as coisas aos poucos parecem ir se acertando e tomando um rumo mais agrádavel para o Flamengo, isso, de maneira nenhuma, pode ser sinônimo de comodismo ou coisa parecida por parte da diretoria e dos jogadores, os problemas ainda continuam existindo e ainda são muitos, porém todos esses problemas (a maioria deles extra-campo) não podem tirar o foco do Flamengo dentro das quatro linhas e esse foco não pode ser outro que não conseguir um bom resultado hoje a noite e na quarta que vem, no Engenhão, conquistar definitivamente a vaga na Libertadores, para enfrentar na fase de grupos Emelec, Olimpia e Lanús.

Enfim, esse foi um resumo rápido do panorama desse início de 2012 pro Flamengo, hoje a noite tudo o que importa é o jogo dentro das quatro linhas, qualquer coisa extra-campo tem que ser posta de lado e a concentração ir toda pra essa partida, depois de tanta crise, contratação e afins, o que menos se falou foi a geralmente tão falada altitude de Potosí, a 4.800 metros o Flamengo tem que jogar tudo e mais um pouco e tentar voltar das alturas pensando alto, porque apesar de toda badalação pros lados de lá, toda a “não-crise”, todas as contratações bombásticas, toda a arrogância, o Flamengo devagarinho, devagarinho pode chegar longe.

SRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: