Páginas de Convivência

Hoje, pela segunda vez na sua história (a primeira tá aqui) o Un Quimera tem a honra de publicar um texto de Ivan Bilheiro.

Apesar de não ter divulgado por aqui, no último mês de maio participei da publicação do segundo livro do Movimento Literário Saberes e Sabores – MLSS de São Gonçalo do Sapucaí-MG, minha cidade natal. O livro contém textos de vários autores que participam do Movimento Literário, inclusive dois poemas e um conto meu.

Meu amigo Ivan Bilheiro comprou um exemplar e gostou bastante do que viu, me elogiou, comentou comigo sobre o livro e o movimento e pra comprovar tudo isso também escreveu um texto sobre. É este o texto que publico aqui. Valeu, Ivan!

Páginas de Convivência

Escrevi certa vez enaltecendo os livros que aproximam pessoas. Acho fantástica a utilização da leitura para criar conexões entre as pessoas, diálogos, trocas… As leituras pessoais dos livros passam por releituras na criatividade dos diálogos sobre eles.

Mas há outra forma bastante louvável de agregar pessoas e gerar boas relações através das letras: a escrita. Símbolo disso é o livro que, felizmente, chegou até mim: Memórias Sapucaienses (Ottoni Editora, 2011, 303 páginas) organizado por Alitta Guimarães Costa Reis e Márcia Magalhães Pereira. A obra reúne frutos do trabalho do Movimento Literário Saberes e Sabores, da cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí.

São páginas que registram o que povoa a mente desta comunidade de praticantes da escrita, como bem dito na apresentação da obra. E o passeio por estas memórias sapucaienses oferece-nos muito: desde homenagens emocionadas a familiares, professores, à natureza e a Deus, textos que registram a admiração; até as singelas utopias de uma cidade do futuro nos sonhos escritos pelas crianças, como “São Gonçalo no Futuro” da jovem Alana de Souza Evangelista, que li como ao som de uma marchinha, sabe-se lá por força de qual encantamento…

Há também muita história, como não poderia deixar de ser: laços com o passado registrados em construções, “causos” de família, lembranças… Revolta pelo abandono patrimonial, sob a pena de Tadeu de Paula; as lembranças de Dagmar Pereira de Almeida sobre sua chegada a São Gonçalo do Sapucaí, ainda de trem, em 1931, que dizem muito sobre o caminhar da própria cidade; bem como a acolhida aos recém-chegados, escrita por Rosa Mattar Lorieri, que conjuga história e genealogia.

Reflexões e poesias, sonhos e revoltas, tradição e política, nostalgia e observações… De tudo um pouco nas letras do emelessianos (termo que designa os membros do Movimento Literário que ensejou a publicação), de forma a encantar novos leitores.

Destaco dois bons e jovens “escrevinhadores”, cujas palavras podem resumir minhas impressões: Maria Eugênia Arantes Gonçalves, que reflete sobre a leitura, e Rogério Arantes Luis, que trata da escrita. Em “Reflexos, reflexões”, pode-se ler: “É verdade que os livros são portais encantados que levam a cômodos secretos da própria mente de quem lê, é neles que se vêem pensamentos desconhecidos para quem os pensa, é neles que se encontram, colocados em palavras, os sentimentos mais profundos de quem sente.” Já em “Escrevivendo”, a passagem: “O que eu escrevo é que eu tenho/ O que eu escrevo é o que eu amo/ O que eu escrevo é o que eu sinto.” Assim concebo a aproximação da escrita: leituras em que nos reconhecemos, as quais nos levam a escritas de nossas vidas, que despertarão sentimentos em novos leitores, que poderão “escreviver”… Então segue-se nessa sequência, criativa e prazerosa.

Leituras de vida, diálogos de escritores, vida das letras nas páginas das Memórias Sapucaienses! Reproduzo Elza Arantes: “Escrever é uma arte que alimenta a imaginação e as palavras brotam do coração. Nesse movimento, boas leituras vão ouvir. E muitos textos, com carinho, construir.” É assim a singela aproximação das pessoas pela escrita.

4 pensamentos sobre “Páginas de Convivência

  1. Ivan disse:

    Uma excelente iniciativa literária!

  2. E nem vai pedir minha autorização pra tornar minha imagem e meu nome públicos? rs
    Realmente, apesar de todos os pesares (que só nós sabemos!) o livro saiu e, admitamos, tem muita coisa boa sim. Um Viva para nós!
    Em tempo, parabéns também ao Ivan Bilheiro. O texto ficou muito bom mesmo, eu adorei!

  3. Ah, depois de participar de um QuimeraCast essa parte de pedir autorização já era.. haha

    Mas é por aí mesmo, Marô. Só nós sabemos de todos os pesares, mas saiu o livro e foi e está sendo muito boa a recepção e divulgação. Este texto do Ivan é um bom exemplo disso.

  4. […] 4 Páginas de Convivência 3 comentários agosto 2011 […]

Deixe um comentário

