Chegou a hora da verdade!

Volto a falar de NBA hoje no Un Quimera.

E por um bom motivo. Hoje a noite todos os 30 times da liga jogarão e encerrarão sua participação na temporada regular 2010-11.

Para 14 desses times será o último jogo. Só voltarão a jogar pra valer no fim de outubro.

Mas para os outros 16 times será apenas o último jogo da temporada regular. Pois eles disputarão os Playoffs, a fase final da liga, de onde sai o campeão.

O esquema dos Playoffs é simples, o 1° da Conferência Oeste encara o 8° da mesma conferência, o 2° pega o 7°, o 3° pega o 6° e o 4° pega o 5°, o mesmo vale para a Conferência Leste, os duelos ocorrem em no máximo 7 jogos, e o campeão do Oeste enfrenta o campeão no Leste na grande final da NBA.

Já falei sobre Playoffs e Finais de temporadas anteriores, esse ano pretendo dar uma visão geral desse fim de temporada regular e já soltar alguns pitacos para os Playoffs e quando achar necessário colocar um post ou outro falando sobre os confrontos da fase decisiva, certo mesmo é falar sobre as finais das conferências e a grande final da liga.

Dito isto passo a classificação no presente momento, no Leste já está tudo decidido, no Oeste ainda podem acontecer alterações no posicionamento dos times, mas também já estão decididos os oito classificados.

Justamente por isso começo a falar do Leste, onde teremos Chicago x Indiana, Miami x Philadelphia, Boston x New York e Orlando x Atlanta.

Espero muito de todos esses jogos. Começando por Chicago x Indiana, não dá pra esperar nada diferente de uma grande vantagem dos Bulls e a classificação fácil para as semi-finais do Leste. Aproveito a deixa para já falar em alto e bom som, Derrick Rose é pra mim o MVP da temporada, os Bulls com record 61-20 (e com grandes chances de fechar hoje, em cima dos Nets com 62-20) são os melhores da temporada regular ao lado dos Spurs, o jogo do Chicago foi evoluindo durante a temporada e parece estar chegando ao seu ápice nesse momento, Rose com certeza foi o principal responsável por isso, as companhias de Boozer, Deng, Noah também ajudaram muito, mas o camisa 1 merece destronar a dupla LeBron James e Kobe Bryant e ser o principal jogador da temporada.

No duelo entre Miami x Philadelphia também jogo com a lógica e aposto no Heat, mesmo não tendo feito a temporada espetacular que muitos esperavam, devido às vindas de James e Bosh, a equipe da Flórida conseguiu um bom record (57-24 até agora) e é superior aos Sixers, que conseguiram se classificar tranquilos, mas que dificilmente conseguirão essa vaga.

Boston x New York será talvez o melhor confronto dessa primeira fase de Playoffs. Os Celtics de algumas temporadas pra cá vêm conseguindo títulos e presenças em finais, o time é muito experiente e muito técnico, e ainda é um candidato ao título. Porém o badalado New York, que fez uma enorme troca no meio da temporada, adquirindo Carmelo Anthony e Chauncey Billups dos Nuggets, também parece querer esse título, apesar do inconstante record de 42-39 até agora. Vai ser pegado (espero jogo 7), mas aposto nos Celtics.

E pra fechar a Conferência Leste, Orlando x Atlanta. Assim como os Knicks, o Magic também se movimentou no mercado de transferências durante a temporada e talvez por isso não tenha conseguido encaixar bem um time como o finalista de 2008-09, a equipe da Flórida é forte, mas parece que não está pronta para o título. Já os Hawks vêm numa crescente e depois de se firmarem como um playoff team nas últimas temporadas, querem alçar vôos mais longos agora, nesse duelo aposto no time teoricamente perdedor, aposto no Atlanta.

Falando agora dos confrontos no Oeste, o serviço de palpites já começa mais cedo, pois como falei acima algumas posições ainda não estão definidas.

Os líder San Antonio, creio eu, enfrentará o New Orleans Hornets na primeira rodada dos Playoffs. Assim como no Leste, devido a ótima campanha do 1º colocado, não dá pra esperar nada diferente do que uma fácil classificação, apesar de alguns tropeços pouco comuns nesse fim de temporada os Spurs fizeram uma grande temporada e são fortes candidatos ao título.

A segunda posição deve ficar os Lakers e a sétima com os Grizzlies. Aqui abro um parentêses para falar um pouco mais do meu time. Os Grizzlies fizeram uma ótima segunda metade de temporada, o mais curioso de tudo é quem em boa parte dessa segunda metade de temporada, a equipe do Tennessee jogou sem seu principal jogador, Rudy Gay, que, machucado, também estará fora dos Playoffs. Esse ponto é fundamental na minha aposta nos Lakers, mas mesmo sem Gay, os Grizzlies com certeza darão muito trabalho aos atuais campeões da liga, não espero confrontos fáceis não, e fico na torcida para que minha aposta seja uma furada.

A terceira colocação deve ficar com Dallas que enfrentaria o sexto colocado Portland Trail Blazers. Duelo interessante, de duas equipes muito equilibradas, e mesmo com a vantagem dos Mavericks na temporada regular, minha aposta aqui fica com os Blazers.

E o último confronto seria entre o Oklahoma City Thunder e o Denver Nuggets. Outro confronto que vai pegar fogo (espero jogo 7) e aqui mais uma vez aposto na equipe de baixo, acho que os Nuggets, mesmo remodelados depois da saída de Anthony, ficam com a vaga para as semi-finais do Oeste.

Pra fechar acho que vale falar um pouco também dos times que não foram tão bem e acabaram ficando fora dos Playoffs, as horríveis campanhas de Cleveland, Minnesota, Toronto, Sacramento, Washington e New Jersey são lamentáveis, o que vale destacar é que alguns desses times contam com grandes jogadores da liga, como Derron Williams, recém-transferido para os Nets, Kevin Love, um dos melhores alas da liga e o calouro John Wall.

Por falar em calouros, o melhor da temporada, na minha opinião, está em outro time que não foi nada bem, os Clippers. Ele é Blake Griffin, vencedor do concurso de enterradas, o camisa 32 enterrou muito também em jogos e se mostrou um jogador de  um futuro brilhante.

Num panorama bem geral acho que é isso. Agora é esperar os Playoffs realmente começarem e aos poucos ir colocando minhas impressões por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: