“Tropa de Elite 3”

Como prometido no post dos “acontecimentos” de novembro, o Un Quimera volta ao tema Rio de Janeiro.

A brincadeira Tropa de Elite 3 pegou e acho até interessante virar título do post.

O que se vê no Rio é algo que daqui a alguns anos vai ser ainda muito lembrado e comentado e já gerou inúmeras repercussões.

Não sei se é vício de quem um dia já quis ser jornalista (e de uma forma ou de outra ainda quer), mas acho que é muito válido e importante ressaltar o papel da imprensa em “acontecimentos” tão grandiosos quanto esse.

Para isso vou me utilizar de alguns sites e links nos quais deposito extrema confiança e credibilidade e mostrar pontos positivos e negativos da imprensa nessa bagunça toda.

Uma análise mais profunda do “acontecimento” em si é coisa séria e acredito não estar apto para tal, é assunto muito mais complexo do que se imagina e sair opinando no “susto” não é coisa muito boa de se fazer.

Primeiro, esse post do Blog do Tas, que fala sobre como essa crise no Rio fez com que, dentro do meio da internet, surgissem novas formas de se informar, com criatividade e seriedade.

Começando pela internet, um meio mais aberto e maleável (mas não por isso a salvação da informação como muitos proclamam) novas ideias são difundidas e ajudam a transmitir e uma maneira melhor.

Usando agora dos sempre ótimos textos do Observatório da Imprensa, de Alberto Dines, coloco aqui o link do texto de Muniz Sodré, Reality Show em Tempo Real.

Vale a pena ler e compreender com a grande imprensa vem fazendo disso um grande espetáculo, comparado até com a Copa do Mundo, diga-se de passagem, colocando uma polaridade inexistente na cabeça da população, esquecendo da corrupção muito existente.

Ainda no Observatório, o seu big boss Alberto Dines também cita um outro importante texto, talvez o “marco literário” dessa crise no Rio, que é o texto do antropólogo Luiz Eduardo Soares: A crise no Rio e o pastiche midiático.

Enfim, pode até parecer chato ficar só linkando textos, mas acho que de tudo que eu vi e ouvi nesses últimos dias, o que citei aqui é o que há de melhor e mais interessante, vale a pena ler e analisar e aí então tentar entender o que acontece.

Em tempo: as fotos também vêm diretamente do Blog do Tas e são todas de casas de traficantes, de Justin Bieber a piscinas de luxo, essas imagens vão construindo um importante capítulo da história do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: