Quem não gosta de samba…

…bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé.

É com essa citação sagaz e irônica que começo o post de hoje, post de homenagem a algo não menos sagaz e irônico, o Samba.

Hoje é comemorado o Dia do Samba. Acredito ser válido um post de “comemoração”, abrindo um parênteses nos posts sobre a violência no Rio, pra quem acha que isso é alienação, conformismo ou coisa parecida, tudo bem, como já disse acredito ser muito válido falar sobre o Samba, a data é apenas simbólica, mas o gênero musical, verdadeiro e bem usado, é uma das grandes manifestações culturais brasileiras, legítimas e originais.

O samba, como todos sabem, é um gênero musical brasileiro de fortes origens africanas e que surgiu mais ou menos no começo do século passado, de lá pra cá, foram muitos sambas e sambistas, variações como o Samba de Partido Alto, Samba-Canção, Samba-Enredo e por aí vai foram compondo a história desse ritmo musical.

Como já disse em outros posts considero a linguagem do Samba, inteligentíssima e muito simples, além de ser muito irônica em alguns momentos.

São inúmeros os grandes sambistas brasileiros, mal conheço todos, acho que vale citar alguns deles aqui, mas ressaltando que são apenas alguns dentro tantos e tantos: Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, Candeia, Nelson Sargento, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Leci Brandão, João Nogueira, Bezerra da Silva…

Enfim, um vídeo de um samba de raiz, puro e verdadeiro fica pra fechar o post e a homenagem:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: