Estreia brasileira


O Brasil estreou na Copa ontem. Muitos foram os comentários pós jogo, o Brasil literalmente para em dia de jogo na Copa e as reações em relação ao jogo foram as mais variadas possíveis.

A estreia era aguardada ansiosamente por todos e aqui em Juiz de Fora não foi diferente.

Fui ver o jogo em um barzinho e por todas as ruas da cidade eram camisas, chapeus e vuvuzelas verde e amarelas, no bar não foi diferente e enfim a bola rolou.

Toda estreia é tensa, em Copa do Mundo então para um time que dos 23 convocados, 14 disputam a Copa pela primeira vez, a tensão é ainda maior, partilho da opinião de que em estreia o que importa é vencer, o bom futebol fica pra depois. (vide Espanha hoje…)

Pode até ser muito pragmática e fria essa ideia, mas é a que vale.

E o Brasil fez isso, a espera minha e da grande maioria era de um resultado mais elástico, pelas expectativas geradas em torno da nossa seleção e pela fraqueza do adversário.

Mas o que se viu foi um jogo truncado, com um primeiro tempo bem feio e um segundo tempo um pouco melhor.

Falando especificamente dos jogadores: Maicon e Elano, autores dos dois gols brasileiros foram os principais destaques individuais do jogo, ao lado de Robinho.

O lateral apoiou muito bem, como sempre faz e esteve sólido na defesa. Já Elano se movimentou bem dando opções ao meio de campo brasileiro. Ambos foram recompensados com o gol e em relação a Robinho, não fez gol, mas deu um lindo lançamento para o gol de Elano e foi o jogador mais participativo durante todo o jogo.

No fim um inesperado gol coreano. A equipe asiática muito menosprezada por todos sai da primeira rodada com moral, pelo menos entre eles, devido ao gol marcado contra o Brasil, assim como nós eles esperavam ser massacrados.

Enfim, tudo isso remete a pensar que a Seleção Brasileira pode e deve melhorar muito ainda nessa Copa, os próximos adversários (a começar pelos confrontos ainda na primeira fase contra Costa do Marfim e Portugal) serão bem mais perigosos. Mas é como eu disse e reafirmo em estreia o importante é vencer.

Outra coisa que acho interessante comentar é em relação a raça e ao comprometimento dessa seleção. O choro de Maicon na hora do gol e a postura séria de todos os jogadores mostra que a equipe está empenhada na busca pelo título, sinceramente, acho que isso pode fazer toda a diferença e não vi isso em 2006, o time parecia frio demais, sem comprometimento, deu no que deu.

A segunda rodada da Copa já começou hoje e os donos da casa já estão praticamente fora, depois da derrota de 3 x 0 para o Uruguai, mais comentários sobre a Copa virão, e além deles vai ter QuimeraShare, QuimeraTube e Rabo de Urna também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: