Premier League 2009/2010 – Preview

Depois da Ligue 1, falo essa semana sobre a Premier League, primeira divisão do futebol inglês. A temporada 2009/2010 começará no sábado dia 15.
Os maiores vencedores do Campeonato Inglês são o Liverpool e o Manchester United. A equipe da terra dos Beatles conquistou seu último título inglês ainda na década de 90, e o Manchester com o título conquistado na temporada passada se igualou: ambos têm 18 títulos.
Como sou torcedor declarado do Liverpool, esse post poderia até ficar um pouco parcial demais, porém vou tentar ser o mais imparcial possível.
Mercado

As principais transferências:
* O Manchester City, ex-primo pobre e atual primo rico de Manchester foi o time que fez as principais contratações nessa temporada: trouxe o atacante argentino Carlos Tévez do outro Manchester, o atacante Adebayor e o zagueiro Kolo Touré do Arsenal e o ótimo meia inglês Gareth Barry do Aston Villa.
* Já o outro Manchester, atual campeão, apostou num antigo ídolo do arqui-rival Liverpool: Sim, Michael Owen, ele mesmo, agora vestirá o vermelho dos Red Devils, talvez seja a grande interrogação desse campeonato, será que vai render como nos velhos tempos ou será apenas mais um velho jogador em fim de carreira?
Além de Owen, o atual campeão aposta também no equatoriano Valencia.
Mas o United está, digamos, em déficit quando o assunto é mercado, afinal perdeu Tévez para o City e Cristiano Ronaldo, o astro maior do time para o Real Madrid.
* O Chelsea mudou no banco, trouxe Carlo Ancelotti, treinador do Milan durante várias temporadas.
Dentro do campo as contratações, diferentemente das temporadas passadas, foram modestas: o jovem atacante Daniel Sturridge, vindo do Manchester City e o russo Zhirkov, que se destacou na Eurocopa do ano passado, é um jogador interessante.
* O Liverpool também fez contratações modestas: trouxe o lateral-direito Glen Johnson do Portsmouth e o meio-campista Alberto Aquilani da Roma.
Modestas é modo de falar, pois ambos tem tudo para se encaixar nesse time dos Reds. Além deles o ucraniano Voronin volta ao time depois de uma temporada na Bundesliga.
A grande perda foi Xabi Alonso. Assim como o United perdeu uma peça importantíssima para o Real Madrid, o Liverpool também sofreu do mesmo mal.
* O Arsenal, que perdeu jogadores para o Manchester City praticamente não contratou. Trouxe apenas o zagueiro Vermaelen.
A grande esperança dos Gunners é a volta do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, que depois de muito tempo longe dos gramados volta em ponto de bala pra essa temporada.
O time continua muito jovem e técnico.
Favoritos
Chelsea
Os Blues, pelo menos na pré-temporada, vêm bem diferentes das últimas temporadas.
Ao invés de badalação pelas contratações e derrotas em amistosos e Copas, o time não fez contratações bombásticas mas venceu vários amistosos, inclusive contra o Milan (ex-time do técnico Carlo Ancelotti) e venceu também a Supercopa da Inglaterra, vencendo o Manchester United nos pênaltis.
E as contrtações não foram bombásticas e sim providenciais: Zhirkov vem para completar o lado esquerdo e Sturridge é uma aposta que pode dar certo.
O time é equilibrado, conta com Cech no gol, um meio-campo com várias opções, tendo no camisa 8 Lampard a referência maior e o ataque com Anelka e Drogba é muito perigoso.
Depois da chegada de Roman Abramovich o Chelsea sempre figurou entre os favoritos, mas desta vez acredito que o time é mais favorito ainda, o elenco é bom, Ancelotti, apesar de todas as retrancas que as vezes usava no Milan é um bom e experiente técnico que tem tudo para conduzir o Chelsea ao caminho das vitórias.
Liverpool
O Liverpool continua sua busca para quebrar o incômodo tabu de não vencer o Campeonato Inglês desde a temporada 1989/90, 20 anos e muita história pra contar.
Na década atual, quase toda sob o comando do espanhol Rafa Benítez, o Liverpool já conquistou até Liga dos Campeões mas o título inglês não vem. Qual seria o problema?
Não dá pra responder assim de uma vez, mas dá pra dizer que o Liverpool novamente figura entre os favoritos e tem todas as condições de quebrar o tabu nessa temporada.
Apesar da grande perda com a saída de Xabi Alonso, as duas principais contratações dos Reds foram muito boas. Além disso o time é muito forte.
Ainda apoiado no ótimo Steven Gerrard a equipe mostra muita raça e dificilmente perde dentro de Anfield Road. Carragher e “El Niño” Torres são os outros pilares desse time.
Manchester United
Sir Alex Fergunson continua no comando dos Red Devils e nesta temporada terá muito trabalho.
Sim, o time é o atual campeão inglês, esteve presente nas duas últimas decisões da Liga dos Campeões da Europa e é sempre forte.
Porém, as perdas de Cristiano Ronaldo e Carlos Tévez são enormes. O argentino havia perdido a posição de titular, mas para compor elenco era uma peça interessante e o português era o principal jogador do time.
Reconstruir esse time sem os dois não deverá ser fácil, chegaram Valencia e Owen. O primeiro é jovem, uma aposta de Fergunson para o meio e o segundo é um velho conhecido do torcedor inglês, veio do rebaixado Newcastle e precisa mostrar que ainda joga muita bola.
Mas mesmo assim, o Manchester aparece como favorito: Wayne Rooney e Dimitar Berbatov formam uma boa dupla na frente, Michael Carrick vem evoluindo muito nas últimas temporadas e hoje já é um dos principais jogadores do time, além das subidas de Evra e da segurança de Ferdinand e Vidic.
A luta pelo tetra não será fácil, mas time para isso os Red Devils tem.
Os confrontos da rodada de abertura:
Sábado, 15/08
Chelsea x Hull City
Bolton x Sunderland
Blackburn x Manchester City
Portsmouth x Fulham
Stoke City x Burnley
Aston Villa x Wigan
Wolverhampton x West Ham
Everton x Arsenal
Domingo, 16/08
Manchester United x Birmigham
Tottenham x Liverpool
Os 20 GOLAÇOS da última Premier League:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: