Ligue 1 2009/2010 – Preview

Hoje o Un Quimera começa uma série de 4 posts que falarão sobre os maiores e mais
importantes campeonatos de futebol da Europa.
“Previews” de como serão esses campeonatos nessa temporada 2009/10.
O post de hoje tratará do Campeonato Francês, chamado Ligue 1 no país de Victor Hugo.
O maior vencedor da história dessa competição é o Saint-Étienne, que possui 10 títulos.
Este e todos os outros posts dessa série serão divididos em 3 partes: Mercado, Favoritos e um vídeo pra dar uma animada.
Mercado
É lógico que não dá pra falar de todas as transferêcias que rolaram e ainda estão rolando dentro do futebol, falo aqui das principais:
* Lucho González, meio-campista argentino, que estava no Porto foi contratado pelo Olympique Marseille, uma das melhores contratações do campeonato, chega para ser peça principal da equipe de Marselha.
* Além dele, a equipe de Marselha também contratou o lendário Didier Deschamps para treinar a equipe, os experientes Heinze e Morientes, ambos vindos do futebol espanhol, Real e Valencia, respectivamente, além de Abriel, que estava no Lorient, Charley Fomen, Diawara e Edouard Cissé também jogarão na equipe de Marselha nessa temporada. A equipe perdeu Djibril Cissé para o Panathinaikos e não renovou contrato com Givet, Zenden, M’Bami e Wiltord.
* Dança dos goleiros:
O Bordeaux, atual campeão da Ligue 1, contratou o goleiro Cédric Carrasso, que estava no Toulouse.
Mickaël Landreau que estava no PSG defenderá agora o Lille.
Grégory Coupet, que fez história no Lyon e estava no Atlético de Madrid foi para o PSG.
E Yohann Pelé, ex-Le Mans foi contratado pelo Toulouse.
* O Lyon, que perdeu um de seus melhores jogadores: Benzema foi para o Real Madrid fez três contratações de maior peso: o meia brasileiro Michel Bastos, que fez uma ótima temporada no Lille e duas contratações que vieram do Porto: o lateral-direito Aly Cissokho e o atacante argentino Lisandro López, que vem para substituir Benzema. Além do jovem atacante francês Gomis, que estava no Saint-Étienne.
Favoritos
Girondins de Bordeaux
Como dá pra perceber na parte que fala sobre o mercado, o Bordeuax não se movimentou muito nessa janela de transferências, o risco que corre são as saídas de Chamakh e Fernando, para Arsenal e Werder Bremen, respectivamente.
Fora isso nenhuma grande contratação, isso é um mau sinal?
Acredito que não, a equipe, atual campeã com muito merecimento está entrosada, joga bem. O único problema nisso é que, em razão do título conquistado, o Bordeaux volta a Liga dos Campeões da Europa nesta temporada, e aí o elenco é muito importante.
Porém, para a Ligue 1, considero o Bordeaux como um dos favoritos ao título sim, Laurent Blanc tem comando sobre o time e as maiores esperanças estão depositadas em Yohann Gourcuff, o meio-campista fez uma excelente temporada e aparece como o grande destaque do Bordeuax na busca por mais um título francês.
Olympique Lyonnais
O Lyon, que teve o sonho do octa quebrado na temporada passada, onde não foi nem de longe o Lyon do início da década, passa por um processo de recomposição nesta temporada, as saídas de Juninho e Benzema, dois de seus principais jogadores,
obrigaram a equipe a fazer uma reformulação automática.
E com a transferêcia de Benzema para o Real, a torcida do Lyon cobrou da diretoria contratações.
Jean Michel Aulas respondeu trazendo: Michel Bastos, Lisandro López, Cissokho e Gomis. Boas contratações para posições em que o Lyon realmente estava precisando, Michel Bastos talvez tenha sido a melhor, foi, com certeza um dos melhores jogadores da última temporada no futebol francês.
Além deles, os brasileiros Cris e Éderson e o francês Toulalan são as grandes armas do Lyon para voltar a ser campeão.
Olympique Marseille
A equipe de Marselha talvez tenha sido a que mais se movimentou nessa janela de transferências, muitos jogadores que eram peça importantes do elenco foram embora, mas muitos jogadores chegaram, e vêm para se destacar.
Lucho González é a maior esperança dentre todas as contratações, o argentino assume a camisa 8 e muito se espera dele.
Além disso, Didier Deschamps, que também chega agora contará com um plantel recheado de contratações e de jogadores de vários países. Brasileiros são dois: o atacante Brandão, ex-Shakhtar e o goleiro Enilton Andrade, que já passou pelo Vasco.
Dentre esses favoritos que eu citei o Olympique talvez seja o “menos favorito”, o time vai precisar de um tempo até se entrosar.
A Ligue 1 temporada 2009/10 começa nesse sábado, dia 8, veja os confrontos da 1ª rodada:
Sábado, 08/08
Auxerre x Sochaux
Grenoble x Olympique Marseille
Le Mans x Lyon
Monaco x Toulouse
Montpellier x PSG
Valenciennes x Nancy
Rennes x Boulogne
Saint-Étienne x Nice
Domingo, 09/08
Lille x Lorient
Bordeaux x Lens
E um vídeo com os golaços da última temporada:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: